Facebook Instagram Feed Feed

Postagens populares

Instagram

Programa de bolsas de estudo da Fundação Estudar

Em: 31 março 2015


Se você, assim como eu, está sempre de olho nas oportunidades de bolsas de estudo, provavelmente já ouviu falar sobre a Fundaçao Estudar e seu programa anual de bolsas. 

Sempre ouvi falar muito sobre o programa deles, mas confesso que tinha várias dúvidas sobre como funcionava o programa efetivamente.

Até que, recentemente, tive a chance de tirar todas as minhas dúvidas sobre o programa (e tenho que dizer que fiquei impressionada com os valores da Estudar!), e agora venho aqui compartilhar com vocês um pouquinho do que eu aprendi.

A Fundação é uma organização sem fins lucrativos, criada em 1991 e já está em sua 24ª turma de bolsistas. Até hoje foram 72 estudantes contemplados com uma bolsa de estudos.

Ela busca jovens com alto potencial, com perfil de liderança e, principalmente, que tenham vontade de causar impacto, independente de suas áreas de estudo (me lembrou muito a ideia do Programa Jovens Embaixadores e do Programa Girls20).

O objetivo da Fundação não é apenas contribuir financeiramente com esses estudantes, mas formar uma verdadeira comunidade de transformadores no Brasil, ou seja, a ideia não é somente apoiar individualmente, mas dar a esses jovens a oportunidade de conexão com pessoas diferentes, em diferentes áreas, mas que tenham o mesmo objetivo: contribuir positivamente com a sociedade.

As bolsas de estudo são oferecidas em várias modalidades. Elas te ajudam a realizar seus estudos no Brasil (graduação no Brasil), ou no exterior (tanto para graduação completa, quanto intercâmbio acadêmico, duplo diploma, ou mesmo para programas de pós graduação no exterior - completa ou sanduíche). 

E quem pode participar?
* Jovens brasileiros com idade entre 16-34 anos
* Pessoas matriculadas, ou em processo de aceitação em instituições de ensino no Brasil ou no exterior. Lembrando que não são eles que escolhem a sua faculdade de destino, você deverá ser o responsável por todo o processo de aceitação da universidade de sua escolha.
* Jovens com excelência acadêmica e que se identifiquem com os valores da Fundação Estudar

Como são as etapas de seleção?
As etapas de seleção são as seguintes:
* Inscrição online: preenchimento de formulário + anexo do histórico escolar + teste de perfil + teste de lógica + preenchimento de questionário para falar sobre as situações em que enfrentou na vida;
* Etapa de vídeo: envio de um vídeo de 2 minutos, contando sobre sua trajetória de vida;
* Entrevista breve: 30 minutos de entrevista por Skype;
* Entrevista completa: 1h de entrevista por Skype;
* Dinâmicas de grupo (essa é a primeira etapa presencial, que será realizada em algumas capitais selecionadas);
* Etapa do painel com ex-bolsistas: aonde o candidato passará por uma entrevista com bolsistas e ex-bolsistas, em que serão avaliados os valores do candidato com a fundação;
     OBS: até essa etapa o candidato já deve ter em mãos sua carta de aceitação da universidade
* Entrevista final em São Paulo.

Sobre os recursos financeiros:
As bolsas poderão ser de 5% a 95% do que o estudante necessita para realizar seus estudos, avaliada pela necessidade financeira do candidato. Isso porque o que importa não é o dinheiro em si, mas a chance de fazer parte de uma comunidade de futuros líderes brasileiros. Por isso muitas pessoas desejam fazer parte da fundação, mas não precisam do dinheiro, e estes receberão apenas 5% do que precisam (como se fosse um valor simbólico). Aqueles que não possuem condições de pagar por seus estudos, receberão um valor maior. Segundo a Fundação, não será "nem nada e nem tudo do que precisa" (o que eu achei muito interessante!).

Outro ponto muito interessante é que a bolsa não é um financiamento em si, ou seja, não há a assinatura de um contrato de empréstimo, em que você deverá pagar de volta em X parcelas, mas um dos valores da Fundação é que o bolsista tenha a vontade de retribuir e ajudar os próximos estudantes. Ou seja, se espera que o estudante, assim que tenha condições financeiras, ajude o programa a dar uma chance para outros estudantes que não tenham condições de arcar com seus estudos, para que eles possam realizar seus sonhos também (legal, né?).

Segundo informações da Fundação, hoje cerca de 50% das bolsas de estudo são financiadas por ex-bolsistas! Isso forma uma verdadeira rede de colaboração entre os estudantes, e estimula o comportamento solidário.

Para mais informações, visite o site da Estudar e o site do programa de bolsas.  

A Fundação Estudar também conta com outros dois portais, o Estudar Fora, que possui informações sobre oportunidades de estudo no exterior e o Na Prática, que possui informações de oportunidades de carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário




© QUESTÕES DE INTERCÂMBIO - 2015. Todos os direitos reservados.
Layout e programação por: Cintia Denise.