O assunto do post de hoje é um tema que gera muitas inseguranças em quem está se preparando para viajar. Esse tema chega a ser motivo de muitas brigas, e até a ser motivo para a desistência das viagens. Hoje falaremos, então, de COMO PREPARAR SEUS PAIS PARA SEU INTERCÂMBIO.
Bom, como em todas as postagens desse blog, eu inspiro minhas dicas em situações que eu vivenciei, ou que eu presenciei e ouvi relatos, até porque esse é o principal propósito do Questões de Intercâmbio, ajudar vocês com as experiências de quem já passou pelos problemas, para minimizar dores de cabeça :)
Mas tenho que confessar que esse post é especial para mim, porque eu senti esse problema na pele, e foi um dos maiores desafios em todo o processo de preparativo de morar fora de casa. Quando disse para meus pais que iria viajar a reação não foi das melhores, e tive que aprender a lidar com isso 'na marra' haha. Como minha aceitação na universidade demorou a sair, tive que adiar o intercâmbio, então eu tive 1 ano para me preparar para ficar 6 meses fora (e nesse 1 ano eu tive tempo de ver todo o progresso de preparo psicológico dos meus pais, rs) e procurei muito a respeito disso para aplicar na minha vida. Resultado: deu certo! o/
Por isso, preparei uma lista de dicas que podem te ajudar nesse momento tão complicado de convencer seus pais.
- Não os pegue de surpresa.
Como em tudo na vida, nem toda surpresa pode ser boa, e se você chega jogando a bomba para seus pais, a reação pode não ser a que você prefere. E por isso é bom que ela seja antecipada. O ideal seria que você não chegasse na véspera da viagem e falasse 'mãe, tô indo viajar, falou, valeu!". No mínimo deixe seus pais a par dos seus planos. Não precisa dar detalhes de cada processo seletivo (porque normalmente os pais acham que você já passou então começam a sofrer por antecipação, além de que as perguntas sobre o resultado podem te deixar mais ansioso ainda).
Mas no mínimo comente que você estava considerando fazer intercâmbio, que isso seria muito bom para você, e veja como eles reagem. E assim se você realmente for viajar, quando der a notícia, não será um choque tão grande.
OBS: Vale lembrar que esta dica é para quem é maior de 18 anos e está com bolsa de estudos ou quem está bancando sozinho a viagem, ou seja, quem não vai usar o dinheiro dos pais na viagem. Se seus pais irão te bancar, ou se você ainda é menor de idade, o processo é outro, e você terá que avisar seus pais de todos os detalhes.
- Os inclua nos preparativos
Antes de ler esse livro eu ficava pensando que resolver tudo sozinha seria mostrar independência, mas aí eu percebi que isso era um equívoco muito grande, e que os pais realmente gostam de ser envolvidos (essa dica foi testada, inclusive, por uma amiga minha que ia casar, e funcionou com ela também, então é tiro e queda! haha).
Isso funciona não apenas seus pais, mas também com as pessoas próximas a você, pois é uma forma delas se sentirem parte dessa viagem. O processo de espera é realmente muito dolorido para quem fica esperando a pessoa querida ir para longe, então o quanto mais envolvido eles estiverem, melhor! E as dicas de pessoas mais experientes podem ajudar muito nesse processo.
OBS: estar envolvido não significa resolverem tudo por você (não esqueça de que você é o responsável pelas suas decisões, certo?) mas deixar um clima favorável para eles darem dicas, sugestões etc.
- Mostre que você tem um plano e que é responsável
Acho que um dos maiores medos que meus pais tiveram foi o medo de eu não conseguir fazer o dinheiro da bolsa dar para minhas despesas. O dinheiro era contadinho e de fato precisaria de um planejamento muito grande para fazer dar certo.
Por isso logo no começo eu mostrei pra eles minhas contas, minhas planilhas, mostrei que estava a par dos gastos e que estava preparada para emergências, e isso ajudou a tranquilizá-los.
Além disso, também é importante mostrar que sabe cozinhar, que sabe fazer compras, que sabe se virar sozinho, pois assim eles vão vendo que você tem maturidade para encarar um desafio maior.
Por isso logo no começo eu mostrei pra eles minhas contas, minhas planilhas, mostrei que estava a par dos gastos e que estava preparada para emergências, e isso ajudou a tranquilizá-los.
Além disso, também é importante mostrar que sabe cozinhar, que sabe fazer compras, que sabe se virar sozinho, pois assim eles vão vendo que você tem maturidade para encarar um desafio maior.
- Dê as alternativas para conversarem
Normalmente, quando você vai viajar, as pessoas acham que você vai sumir do mapa e ficar incomunicável. Mas a verdade é que hoje em dia a internet deixa a vida muito mais fácil e por meio do Skype, Whatsapp, Facebook, você deixa as pessoas queridas a par do que está fazendo.
Mostre para eles essas ferramentas e dê sugestões de como manter contato.
Mostre para eles essas ferramentas e dê sugestões de como manter contato.
- Mostre pra eles o quanto sonhou por isso e o quanto está empolgado com essa oportunidade
Além disso, mostre para eles o que isso vai agregar na sua vida. Seja prático, e se te questionarem, mostre que isso vai ajudar no seu currículo, na melhora no idioma, para arrumar emprego, para lidar com os obstáculos etc. Mostre que não está viajando por viajar, mas para realizar um propósito maior.
- Mostre aonde você vai e o que vai fazer
Mostre também seu plano de estudo, os guias da faculdade, enfim, tudo que tiver de informação com você.
- Esteja preparado para as perguntas difíceis
Nessas horas as perguntas mais difíceis vão surgir, e você tem que estar muito bem informado para respondê-las a qualquer momento. Perguntas como 'onde fica o mercado mais próximo?' e 'como você vai ir do aeroporto até a acomodação?' irão aparecer, e você tem que saber as respostas.
Tenha em mente que normalmente os pais perguntam coisas importantes, que mesmo parecendo besteira de início, são problemas que eventualmente você terá que enfrentar.
- Lembre-se que seus pais só querem seu bem
E você? Já passou por uma situação parecida? Conte pra gente aqui nos comentários! :)











Nenhum comentário:
Postar um comentário