Sobreviver num país com uma língua que não é a sua língua materna já é difícil quando você já tem noção do outro idioma, agora consegue imaginar quando é um idioma em que você é totalmente analfabeto?
Muitas pessoas desistem do intercâmbio, ou perdem grandes oportunidades, por medo de ir para um lugar com um idioma diferente do que a gente é acostumado.
Claro que ir para um lugar com um idioma mais 'simples', como inglês e espanhol, facilita muito a sua vida, mas isso não deve ser um obstáculo impedindo seu tão sonhado intercâmbio.
É difícil adaptar-se em um lugar com um idioma totalmente diferente? Sim, não tem como negar, mas é uma experiência divertida, que rende muitas histórias para contar, por isso não tenha medo!
Se você está passando por isso, vai passar, ou conhece alguém com esse dilema, essas dicas foram feitas especialmente para você!
Essa dica parece bobagem, mas faz uma grande diferença porque vai direcionar suas escolhas a partir da sua chegada. Isso porque assim que você descobre que vai viajar, surgem duas opções: aprender ou não o idioma local.
Essa decisão depende muito do motivo da viagem. Se você vai ficar pouco tempo no país, vai fazer um curso num idioma conhecido, está acompanhado de alguém fluente, provavelmente você não vai fazer questão em aprender o idioma novo. Porém, se você está indo morar no país por pelo menos 6 meses, ou vai ter que assistir aulas, ou mesmo trabalhar com pessoas que só falam o idioma local, talvez seja melhor se dedicar um pouquinho por dia para aprender a nova língua.
Claro que começar a aprender algo do zero dá trabalho, e vai levar um tempo até se sentir a vontade com o idioma, mas o fato de estar convivendo diariamente com nativos vai fazer com que sua curva de aprendizado seja exponencial, e em poucos meses seu progresso será notável!
E você pode se perguntar: por onde eu começo? Não tenho dinheiro para aulas particulares, nem para curso, o que eu faço? E a resposta é elementar (...meu caro Watson), e se chama INTERNET!
Existem sites como o Livemocha, em que você pode contar com a ajuda de outros internautas para corrigir suas lições, existem sites que oferecem o BE-A-BÁ dos idiomas, com lições e tudo mais. Mas meu preferido desde sempre, é o YOUTUBE! Lá você pode encontrar videoaulas de vários idiomas, tudo grátis, só precisa dedicar algumas horinhas por dia e logo você terá aprendido muitas coisas novas! E assim que estiver se sentindo confiante, pode começar a buscar séries e vlogs no idioma que está querendo aprender, e sua capacidade de compreensão vai melhorar muito!
Você não quer chegar no mercado morrendo de fome e comprar coalhada, achando que é leite. Também não quer comprar um pão que parece ser salgado e descobrir que ele é doce na hora de comer. Além disso, nem todas as placas são traduzidas (principalmente quando se está perdido ;D) Por isso, antes mesmo de chegar no país, baixe um tradutor offline. O aplicativo do Google Tradutor é muito útil nessas horas.
Para baixar um dicionário offline, é só seguir esses passos:
Entre no aplicativo → Vá nas opções (apertando a tecla de menu) → Configurações → Gerenciar idiomas offline → Encontre o idioma e é só apertar na setinha e ele vai baixar o idioma para você :D
(OBS: nesse modo você não terá acesso aos áudios, ou seja, só conseguirá ouvir as pronúncias se estiver conectado à internet)
Não tem como fugir, se for ficar mais de uma semana no lugar, pelo menos algumas palavras você vai ter que aprender a entender (nem que seja aprender por osmose haha).
Separei essas palavras em duas listas: as palavras de sobrevivência e as palavras de educação. Claro que a lista é pequena, porque é um guia para quem não está querendo aprender muitas coisas no idioma local, e você pode alterá-la de acordo com o que achar melhor para suas necessidades.
PALAVRAS DE SOBREVIVÊNCIA
- Comidas: Pão, leite, enfim, as comidas que você está acostumado a comer (principalmente se for intolerante a algum componente, aí é bom saber o nome desse componente no idioma local)
- Localização: Entrada/Saída
- Lugares: Banheiro, Mercado etc
- “Eu não falo _______” (no caso de alguém começar a falar com você e você não entender nada haha)
- Números (se tiver tempo e coragem, mas é uma boa escolha, principalmente para facilitar sua vida em comércios)
- Palavras de pergunta: Como/onde/quando/por que
PALAVRAS DE EDUCAÇÃO
- Bom dia/tarde/noite
- Obrigado
- Com licença
- Desculpe
- Por favor
- Até logo
Se vai ter que resolver algo, e não sabe por onde começar, traduza a frase ANTES de ir conversar, e a escreva em um papel. Quando chegar na hora, mostre a frase para a pessoa. É melhor do que memorizar as palavras e tentar falar, e assim a pessoa vai entender o que você está querendo dizer.
Mesmo com o dicionário offline, muitas dúvidas podem surgir, então é sempre bom ter internet para te ajudar a solucionar os possíveis problemas e dúvidas.
Dica: Se não sabe aonde achar internet, procure o McDonald's ou o Starbucks mais próximo. Normalmente esses lugares possuem internet grátis :)
Dica: Se não sabe aonde achar internet, procure o McDonald's ou o Starbucks mais próximo. Normalmente esses lugares possuem internet grátis :)
Se existe um modo mais eficiente de transmitir uma mensagem, esse modo deve ser a mímica. Testado e aprovado, a mímica funciona melhor do que a gente pensa. Por isso, na dúvida, aponte, faça gestos etc. E claro, sempre sorria para agradecer.
É muito difícil admitir que a gente não sabe o idioma, e muitas vezes a gente tenta arriscar uma palavra aleatória. Não que isso seja ruim, mas sempre tenha em mente que a pessoa que está te ouvindo pode achar que você sabe o idioma, e começar a falar sem parar. E aí você se sentirá impotente se não souber responder.
E você? Tem alguma história divertida para contar? Conte pra gente aqui nos comentários :)